Sunday, July 09, 2006

Leituras II

As Intermitências da Morte

E é o segundo livro de Saramago que eu leio, depois da leitura obrigatória e apreciada do Memorial do Convento.

Um romance que narra os inéditos acontecimentos de um país em que a morte deixou de a morte deixou de operar, o caos do país em que entra o país, porque afinal a imortalidade não é assim tão boa quanto isso. E, como seria de esperar, não falta a ironia e crítica social caracteristicas de uma obra de Saramago.

Quanto ao seu estilo de escrita, que alguns podem achar confuso e díficil, eu acho que, começando a ler, entra-se facilmente no estilo, até porque é um estilo bastante oral e fluído. É valorizado o uso de períodos longos e as falas das personagens são encaixadas nestes períodos, separadas apenas por virgulas e letra maiuscula, etc...

(até podia escrever mais quanto ao estilo, mas já chega! A obra, como é claro, aconselha-se.)

No dia seguinte ninguém morreu.

1 comment:

Anonymous said...

n tenho sono.
podia pegar no livro do saramago, de certeza q ajudava. mas dps de ler o memo preciso duma pausa, algo mais leve.um dia talvez tenha coragem, as ideias do homem têm piada e já "aprendi" a ler o tal estilo...

continuo sem sono, preguiça para me mexer.

as ideias saltitam, os pensamentos fluem, deve ser da hora, inda tás acordado?

provavelmente seria melhor fazer login e escrever aquelas coisas estranhas, q por x até conseguem parecer.se com algo. ou fechar as luzes.

mas vim aqui deixar um comment.
e vou.me embora. sem fazer barulho, para não acordar ng.

um beijo