Monday, October 16, 2006

Dia Mundial da Alimentação


E é hoje um bom dia para repensarmos os nossos hábitos alimentares, reflectirmos sobre o que está bem e o que está mal na nossa dieta, o que falta e o que é excesso ou desperdício.

Aproveito para recomendar a indispensável consulta da nova e actualizada pirâmide da alimentação saúdavel, feita de acordo com os mais recentes estudos sobre a contribuição de determinados nutrientes para a prevençao de determinadas doenças.

Entre estas mais recentes actualizações saliento a importância dada aos cereais integrais e óleos vegetais (poli ou mono-insaturados). Não esquecer os vegetais frescos, procurando uma variedade todos os dias, ou seja uma alimentação

No topo da pirâmide (a evitar) temos as carnes vermelhas, gorduras saturadas (nas quais se incluem as animais e as gorduras vegetais processadas ou hidrogenadas), e os cereais refinados, as primeiras porque são fontes de gorduras vegetais péssimas para os níveis de colestrol e os últimos porque, se seguirmos a dieta recomendada, consumindo cereais integrais, ricos em fibras e vitaminas, não precisamos de mais cereiais.

Relembro que produtos lácteos são também fonte de gorduras animais desnecessárias e devem apenas ser ingeridos pelo seu teor em cálcio. colorida, já que determinadas cores em vegetais estão associadas a corantes diferentes que fornecem diferentes vitaminas.

7 comments:

Anonymous said...

É pá foi para celebrar q foste almoçar ao restaurante alemão? Não te esqueças q tb comer muitos iogurtes, tb são produtos lácteos, ou será tb por causa do cálcio?...

rummy_ said...

momentos de cultura!

devias repensar no "repensar-mos" xD

teresa said...

hm.. eu sei de tudo isso.. mas sabe sempre tão bem uma boa carne assada ou a carne picada com aquele molho doce;) eu compenso com os cereais ao pequeno-almoço!!

teresa said...

hm.. eu sei de tudo isso.. mas sabe sempre tão bem uma boa carne assada ou a carne picada com aquele molho doce;) eu compenso com os cereais ao pequeno-almoço!!

manuhell said...

uma vergonha.. é verdade.. já fiz as rectificações necessárias
n posso continuar a dar erros desses =P

pauloabx said...

Viver para comer, ou comer para viver?

manuhell said...

that's the question!